Tuesday, September 01, 2015

Será mesmo Martial o “novo Henry”?

Já é oficial. Anthony Martial é mesmo reforço do Manchester United que resgatou o jovem avançado francês ao Mónaco por uma verba “astronómica”. Os dois clubes não confirmam os valores envolvidos mas a generalidade da imprensa britânica relata que a transferência, cujo intermediário foi Jorge Mendes, poderá ascender aos 80 milhões de euros.

A confirmarem-se estes números verdadeiramente loucos por um ainda desconhecido da “alta roda” do mundo do futebol a duração do contrato até é reduzida, tendo em vista a rentabilização do investimento: quatro épocas com mais uma de opção. Afinal de contas, quem é este Anthony Martial, a quem apelidam de novo Thierry Henry? São vários os factores em comum com a antiga estrela que brilhou pelo Arsenal e seleção francesa. Ambos iniciaram a sua formação futebolística no modesto CO Ulis e os dois têm ascendentes em Guadalupe representaram o Mónaco antes de se transferirem para outros campeonatos. Em duas épocas no clube treinado por Leonardo Jardim, o avançado de 19 anos, que passou grande parte da formação no Lyon, disputou 70 jogos, marcou 15 golos e fez sete assistências. Recorde-se é que quando Henry saiu do Mónaco foi contratado pela Juventus e não se conseguiu impor no duro futebol italiano.

Este foi mais um excelente negócio para o Mónaco que em 2013 pagou “apenas” cinco milhões de euros ao Lyon para comprar o passe do avançado, na altura com 17 anos. A pressão vai ser enorme em Manchester e resta saber se o jovem terá “estofo mental” para saber lidar com todos os holofotes, como sucedeu, por exemplo, com Cristiano Ronaldo, embora na altura o craque português “só” tenha custado 15 milhões de euros.
Adiram ao blog no facebook em

1 comment :

João Ratão said...

Mas tá tudo maluco ou quê?